quinta-feira, 12 de maio de 2011

1º artigo - Efeito de Estufa - Frederico, Inês, Tiago.

Olá.
Este artigo vai conter noticias e textos editados sobre o efeito de estufa. Para uma maior ideia do que pode provocar e até que limites.


Noticia 1: NF3: Nova ameaça no efeito de estufa.

Trifluoreto de azoto (NF3), é o nome do gás com um elevado teor de efeito estufa. Houve grande surpresa ao descobrir-se que este gás é quatro vezes mais abundante na atmosfera do que inicialmente se pensaria.

Actualmente existem 5.400 toneladas de NF3 na atmosfera, relata o Instituto de Oceanografia Scripps, da Califórnia. Um dos cientistas desde instituto refere ainda que «este gás deveria ser incluído na lista daqueles que prejudicam o efeito de estufa, de forma às suas emissões serem controladas pelo protocolo de Quioto.».

Trifluoreto de azoto, ainda tem pouca expressão no aquecimento global mas fica o alerta dos investigadores, de que este aquece 17.000 vezes mais do que o CO2. A sua principal emissão deve-se a indústrias tecnologicamente desenvolvidas.

28-10-2008



Noticia 2:

Alterações Climáticas

Emissão de gases com efeito de estufa 11 por cento acima do limite


Em 2007, Portugal emitiu gases com efeito estufa (GEE) 11 por cento acima do limite fixado pelo Protocolo de Quioto, segundo dados divulgados pela Quercus, com base em informação da Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas. A associação ambientalista afirma que, naquele ano, as emissões de GEE chegaram aos 81,8 milhões de toneladas, o que representa uma emissão per capita de aproximadamente 8,2 toneladas por ano.

«Os dados de 2007 definitivos apontam para 38 por cento de emissões de GEE acima de 1990, ou seja, 11 por cento acima do limite fixado pelo Protocolo de Quioto», esclarece a Quercus em comunicado.
Em comparação com 2006, houve um decréscimo de emissões de aproximadamente 2,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente, isto é, menos 4,8 por cento em relação ao ano base de 1990 e de 3,4 por cento em relação ao ano anterior.
No entanto, acrescenta a Quercus, os dados agora divulgados continuam a mostrar «a dificuldade de Portugal em cumprir o Protocolo de Quioto, cuja meta de 27 por cento de aumento de emissões em relação a 1990 está já em vigor desde Janeiro de 2008 e tem de ser respeitada para o período 2008-2012».



2009-05-12






Sem comentários: