sexta-feira, 13 de maio de 2011

“Todos nós deveríamos nos preocupar mais com o futuro, até porque passaremos o resto de nossas vidas nele.”

            Os principais problemas ambientais vividos hoje são consequência da intervenção humana no planeta e nos ecossistemas, causando desequilíbrios ambientais. Um deles vamos falar aqui – OS COMBUSTÍVES FÓSSEIS.


            Existem três grandes tipos de combustíveis fósseis como o carvão, petróleo e o gás natural. O nome fóssil é dado pelo tempo que demora à sua formação - vários milhões de anos.

            O processo de formação de combustível fóssil deve-se às plantas, animais e toda a matéria viva, que quando morrem decompõem-se, sendo precisos dois milhões de anos até que esta matéria orgânica origine o carvão, posteriormente dando lugar ao petróleo e ao gás natural - por isso não são renováveis ao longo da escala de tempo humana, ainda que ao longo da escala do tempo geológica esses combustíveis continuem a ser formados pela natureza.

            O problema é mesmo a regeneração destes combustíveis, pois uma vez esgotados só existirão novamente passado muito tempo. A economia global está dependente destes recursos naturais, daí as variâncias do preço do petróleo, pois prevê-se que acabe em poucas décadas, o que influência em grande parte a crise financeira que agora se vive.

            O uso destes recursos teve naturalmente grandes impactos na evolução do Homem, tanto para o melhor, a nível social, tecnológico, económico e uma grave consequência para o meio ambiente. As grandes consequências surgem com o uso deste tipo de combustíveis, como a contaminação do ar pela sua combustão, sendo um sério problema para a saúde pública.

            Gases como o dióxido de carbono são considerados poluentes por agirem directamente com o efeito de estufa, aumentando assim o aquecimento global, não deixando dissipar o calor gerado pelos raios solares. Outros gases causam impactos em regiões diferentes dos pontos a partir dos quais são emitidos, provocando chuvas ácidas. Este aumento de temperatura, o aumento das chuvas ácidas e outros efeitos, provavelmente trarão consequências de dimensões catastróficas se nada for feito em contrário.

            Com este aumento da poluição ambiental, o mundo está a procurar soluções energéticas alternativas (como os biocombustíveis, a electricidade e o hidrogénio).
            Por isso está nas mãos de todos nós evitar este consumo intensivo e proteger o ambiente, da melhor forma possível.






Trabalho realizado por: Daniela Spataru
                                                   Maria Menuria
                                                   Juliene Quaglio


                                     



1 comentário:

9ºB disse...

As causas de poluição atmosférica provocadas pelo Homem são numerosas e variadas, sendo a mais importante a utilização de combustíveis fósseis para a produção de energia.
Daí a necessidade de poupar energia; de utilizar de forma mais eficiente a energia primária e de desenvolver as energias renováveis.
Prof. de Geografia