sexta-feira, 20 de maio de 2011

Escassez de água


          A água é o recurso natural decisivo para a vida no planeta e mas a sua insuficiência no futuro vai causar uma crise ainda mais dramática e ameaçadora que aquela que estamos a atravessar.


         As superfícies desérticas estão em contínua expansão, o abastecimento de água potável em muitas regiões continua a ser difícil, o nível da água do mar continua a subir, o perigo de inundações está a aumentar, o estado dos oceanos continua a degradar-se, o aquecimento climático global continua como ameaça  e é neste cenário ameaçador que a água adquire cada vez mais importância.
  
           Neste momento cerca de 1,1 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável. Com o aquecimento global este número vai aumentar. Dentro dos próximos 40 anos prevê-se que cerca de 2 mil milhões de pessoas serão afectadas pela escassez de água, e esta é uma prognose optimista. No pior dos casos serão atingidas 7 mil milhões de pessoas.

          Por exemplo, na Jordânia e outros países do Médio Oriente, a disponibilidade fica abaixo dos 200 metros cúbicos por pessoa. Não só aí são previsíveis conflitos por causa do acesso à água. A população aumenta, cresce a necessidade de produzir alimentos (a agricultura gasta 70% do recurso) e será difícil evitar a poluição das reservas subterrâneas ou superficiais. Mas estes números não se referem só aos países em via de desenvolvimento. Basta lembrar que em Itália e no sul de Espanha já se fazem sentir os problemas com o abastecimento de água, embora aqui não se esteja a contar com conflitos.
        África e Ásia vão ser afectadas pelas consequências do aquecimento climático. A fusão dos glaciares, por exemplo, na América do Sul vai levantar grandes problemas.
Em regiões menos desenvolvidas que a Europa as pessoas não podem ser abastecidas com água potável porque lhes falta a técnica, os meios de transporte e as infra-estruturas.


     Por isso,   deveríamos preservar a água e impedir que a poluição destrua este recurso, e agrave os problemas do planeta.


Trabalho realizado por: Daniela Spataru
                               Maria Menuria
                               Juliene Quaglio

2 comentários:

9ºB disse...

esta imagem faz-nos pensar MUITO!!

fabio vital
joao batalha
joao matos

9ºB disse...

Quando falamos em escassez de água remetemos esses problemas para continentes como a África e a Ásia, mas se não iniciarmos em breve uma política de racionalização deste recurso em breve também seremos afectados por estes problemas.
Podemos começar por pequenos gestos do nosso quotidiano, como optar por tomar duche em vez de banho de imersão; fechar a torneira enquanto se lavam os dentes, etc, etc.
Prof. de Geografia